Caçador de tempestades registra imagens impressionantes nos EUA

ASSUSTADORAMENTE LINDO

Marko Korosec, um fotógrafo amador de Sezana, na Eslovênia, registrou imagens surpreendentes de diversos tornados na região conhecida como ‘Alameda dos Tornados’ (ou ‘Tornado Alley’, em inglês) no Centro-Oeste dos Estados Unidos.

Korosec passou cinco semanas viajando por Texas, Oklahoma, Kansas, Colorado, Nebraska, Dakota do Sul e Montana apenas perseguindo tornados para fazer esses registros.
Os tornados registrados por ele eram parte de um tipo de tempestade menos comum, chamado “supercélulas” (tempestade caracterizada pela presença de mesociclone). O poder de destruição delas fica apenas atrás do de furacões.

O que os diferencia das violentas tempestades mais comuns é uma corrente ascendente girando sem parar (o chamado mesociclone), que faz com que a tempestade se sustente por muitas horas.
Tempestades típicas se desenvolvem em nuvens do tipo cumulonimbus. Elas começam densas, formando ondulações de torres brancas, e são formadas quando o ar quente e úmido é levado rapidamente para cima por correntes de convecção poderosas.

Na medida em que as bolhas de ar úmido atingem as partes mais frias da atmosfera, essa mistura condensa, transformando nuvens de algodão macias em uma enorme e pesada nuvem de chuva.

Korosec, que trabalha como meteorologista, conseguiu prever quando as tempestades iriam ocorrer, o que permitiu com que ele chegasse mais perto delas na hora certa. “Eu costumo observar relâmpagos a 1 ou 2km de distância”, disse Korosec. “Os tornados dessas fotos, porém, estão a 500 metros ou 1 km de distância”.

“O fato de eu ser um meteorologista e ter boas habilidades para prever a chegada de uma tempestade me dá a oportunidade de aparecer no local certo e na hora certa quando a tempestade ocorre. Geralmente, eu tenho uma equipe de amigos ‘caçadores de tempestade’, então nós curtimos bastante o espetáculo juntos por semanas”, concluiu.

Informações do G1

Categorias: Galeria de Fotos,Mundo